Todo começo de ano é um bom período para realizar em nos pets alguns exames de rotina. Uma das maneiras de melhor cuidar da saúde do seu melhor amigo, ou mesmo de rastrear qualquer anormalidade, é por meio dos exames médicos. Sim, os bichinhos também precisam de check-ups completos para ter uma boa convivência. Apesar da importância desses exames médicos, muitos tutores não sabem quais são fundamentais para cães e gatos. Existem alguns que devem ser feitos com certa frequência e podem ajudar a solucionar várias dúvidas. Confira quais os principais e qual a função de cada um deles.

Check-up

O check-up de rotina é fundamental, à medida que já aponta qualquer problema no corpo do animal. Geralmente é feito no próprio consultório do veterinário, que examina o pet na parte externa e já elimina boa parte das doenças apenas com essa avaliação. Caroços, sinais de câncer, manchas na pele e até machucados simples podem ser notados ali mesmo. Por isso, o animal deve ser levado constantemente ao médico veterinário de sua confiança.

Exames de urina e fezes

O exame de fezes auxilia na falta de nutrientes e na identificação de verminoses. A urina auxilia também na identificação de anomalias renais e infecções do trato urinário.

Exame de sangue

Esse teste é para investigar tudo que está circulando pelo corpo do pet, normalmente é pedido uma vez ao ano, para prevenir doenças, além de rastrear problemas como colesterol alto ou enfermidade causada pelo carrapato entre outras.

Exame Odontológico

A avaliação dentária deve ser periódico, principalmente depois que o animal atinge certa idade. Com mais idade os cães ficam com os dentes mais desgastados, facilitando a presença de cárie, tártaro ou a queda dentária devido à falta de cálcio.

Esses pode ser um indicativo de desnutrição ou complicações no estômago, pois a mastigação é extremamente importante para o processo da digestão.

Exame oftalmológico

A consulta periodicamente ao veterinário garante a saúde dos olhos dos pets, alguns exames específicos são importantes depois que atingem certa idade. Quando não se tem nada grave, o check-up pode envolver apenas a lanterna para analisar o globo ocular do pet.

Exame Retal

Esse exame pode ser bastante desconfortável para o animal, por ser realizado na região do anus ele é de extrema importância, especialmente se o pet apresentar dores ou dificuldade para defecar. É comum em animais idosos o aparecimento de tumores na região anal, nesse exame detecta problemas que facilitam o  tratamento, que quanto antes diagnosticado melhor.

Esses são exames básicos que ajudam na prevenção de várias doenças que geralmente aparecem nos pets, por isso, o acompanhamento do médico veterinário é fundamental, a prevenção sempre será a melhor opção!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?