Você já ouviu falar do “mês do cachorro louco”? Esse nome pode parecer estranho, mas está diretamente relacionado à raiva canina, uma doença grave que afeta o sistema nervoso central dos nossos queridos pets e pode ser fatal.

O que é a raiva canina?

A raiva é uma antropozoonose, ou seja, pode ser transmitida entre animais e humanos. Ela é caracterizada por diversos sintomas, sendo a “espuma na boca” um dos mais conhecidos. Trata-se de uma doença viral que atinge mamíferos e tem uma taxa de letalidade muito alta.

A principal forma de transmissão da raiva canina é a mordida de um animal infectado. O vírus ataca o sistema nervoso central e, após um período de incubação, surgem sintomas como excitação, agressividade, salivação excessiva e convulsões. Infelizmente, após o aparecimento dos sintomas, não há cura para a raiva.

Agosto: mês do cachorro louco:

Transmissão e sintomas:

No Brasil, em agosto, as fêmeas entram no cio, o que pode levar a comportamentos agressivos nos machos e brigas entre eles. Esse período é crítico para a transmissão da doença. Por isso, a importância da vacina antirrábica nesse mês, conhecido como o “mês do cachorro louco”.

NÃO TEM CURA!

Infelizmente, não há cura para a raiva canina. A vacinação anual é a melhor forma de prevenir a doença tanto em nossos pets quanto em nós, humanos. Em caso de mordida de qualquer animal, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente.

A prevenção é a chave para combater a raiva canina. Cuide do seu pet, proteja sua família!

Categorias: Sem categoria